Cadastro

          

Confira a tabela de vacinação felina de filhotes e adultos e consulte a lista com as definições das principais doenças prevenidas.

 

FILHOTES

A vacina Tríplice protege contra as seguintes doenças: Rinotraqueíte, Panleucopenia e Calicivirose. Já a vacina Antirrábica, popularmente conhecida como ”vacina de raiva”, é fundamental para o controle do vírus da raiva que pode ser fatal para gatos e humanos.

tab vacinas4

 

  

GATOS ADULTOS

 

As reaplicações das vacinas tríplice e antirrábica devem ser anuais.


DOENÇAS EVITADAS PELA VACINAÇÃO:


Panleucopenia: Ataca principalmente gatos jovens e filhotes. Caracterizada pelo aparecimento de febre, depressão, desidratação, falta de apetite, vômitos e diarréia.


Rinotraqueíte: Os sintomas iniciais são comportamento deprimido, febre e espirros ocasionais, que, posteriormente, tornam-se fortes e frequentes. Podem surgir outros sintomas como: perda de apetite, desidratação, perda de peso, conjuntivite e o possível desenvolvimento de uma pneumonia bacteriana.


Calicivirose: Séria infecção respiratória, cujos sinais são: corrimento nasal, febre, falta de apetite e úlceras na língua.


Clamidiose:
Os sintomas incluem conjuntivites e rinites, os quais persistem por 2 ou 3 semanas, em casos mais graves podem durar meses.


Raiva: É uma séria zoonose, ou seja, uma doença transmissível entre homem e animais, sendo que é a saliva do animal infectado que pode contaminar o ser humano. Essa doença contagiosa se caracteriza pela alteração dos sinais nervosos. Agressividade e paralisia são os principais sintomas, e quando aparecem, já surgem com uma intensidade elevada. A doença leva à morte do gato e à do homem rapidamente, por isso, em caso de suspeita de infecção, o paciente deve procurar assistência médica imediatamente e não interromper o tratamento.


Caso o ser humano entre em contato com a saliva de animal suspeito, por mordida, arranhão ou lambida de área aberta, é importante procurar assistência médica e não interromper o tratamento. Os cuidados logo após o acidente são fundamentais, a limpeza da lesão e vacinação devem ser feitas o mais rápido possível.

 

A melhor prevenção é manter a vacinação de animais domésticos em dia

 

Leucemia Felina: Doença causada por um retrovírus que deixa o gato indefeso contra qualquer outra doença, além de provocar o aparecimento de tumores. Ocorre em gatos que vivem na rua e em felinos domésticos que têm contato com os primeiros. Não tem cura e, depois de infectado, o gato vive em média 2 ou 3 anos. Hoje, a maioria dos gatos são domesticados e castrados para não saírem do ambiente em que vivem, mas, caso julguemos necessário, recomendamos a vacina.

 

veja vacinação para Cães